Sobremesas Italianas

Cassata Siciliana

Cassata Siciliana

Alguns doces, como o tiramisù e a panna cotta, ultrapassaram as barreiras da Itália e ficaram famosos no mundo inteiro, sendo fácil encontrá-los em restaurantes italianos ao redor do globo. Outras sobremesas, como cantucci e panforte, são encontradas somente em determinadas regiões do país. Quer saber um pouco mais sobre a origem do seu doce italiano preferido?

Tiramisù

Diversas regiões italianas orgulham-se de terem sido berço de origem do tiramisù, entre elas a região de Piemonte, Lombardia, Veneto e Toscana. Uma das lendas mais famosas reza que os tradicionais pasticcieri de Siena resolveram inventar uma nova receita para agradar o grão-duque da Toscana, Cosimo de’ Medici III, que estava em visita à cidade, lá pelos anos 1600. Como o grão-duque era um maluco por doces, logo se apaixonou por aquela invenção originalmente chama de “zuppa del duca”, que levava queijo mascarpone e biscoito champanhe embebido em café, e levou a receita para Firenze. Em pouco tempo, o “zuppa del duca” havia se tornado uma sobremesa popular na corte italiana, ainda mais por terem atribuído propriedades afrodisíacas ao doce. Tiramisù vem de “te tira su”, algo que pode ser traduzido como “te levanta”.

Cassata Siciliana

Esse bolo tradicional da Sicília é preparado com pão de ló, ricotta e frutas cristalizadas. Servido bem gelado e em fatias, diz-se que a origem desse doce é árabe e que foi introduzido na cultura italiana após a dominação moura no país. Na região da Sicília, essa sobremsa é servida acompanhada de uma tacinha de licor Maraschino.

Panna Cotta

Apesar de a panna cotta ser um doce típico da região italiana do Piemonte, ao norte da Itália, a origem dessa receita é incerta. A principal versão dá conta de que a sobremesa foi criada por uma descendente de húngaros no início do século XX, na região de Langhe. Apesar de originalmente aromatizada apenas com baunilha, algumas receitas levam rum ou Marsala no creme que forma o pudim. No Piemonte, é comum essa sobremesa ser servida pura ou com calda de frutas. Hoje em dia, a panna cotta pode, inclusive, ser vista como uma técnica, já que serve como base para que chefs criem novas receitas que fogem à tradicional italiana.

 Cantucci com vinho santo

Os cantucci são biscoitos doces, secos e duros que derivam da preparação de um antigo doce chamado melatello, muito comuns na região da Toscana. A base original da receita desses biscoitos é farinha, água e mel, mas com o tempo foram adicionados ovos e amêndoas. É muito tradicional que as refeições dos toscanos sejam finalizadas com cantucci acompanhado de Vin Santo, um vinho licoroso doce muito semelhante ao vinho do Porto branco ou à moscatel de Setúbal.

Panforte

Outro conhecido doce italiano é o panforte, originário de Siena, no século XIII. Apesar de ser muito comum na época do Natal, o doce agrada tanto que acabou por ter a sua receita adaptada para o ano todo. A receita mais antiga chamava-se panpepato e levava maior quantidade de pimenta; e a receita mais conhecida é a de panforte margherita, nomeado nos anos 1800, em homenagem à rainha Margherita. Esse doce leva mel, chocolate e diversas frutas e frutos secos. Geralmente é servido ao final das refeições, acompanhado de café ou de uma tacinha de Vin Santo.

Fonte: Disponível em: http://www.destemperados.com.br/blog/little-italy/as-inspiradoras-sobremesas-italianas

Comments are closed.