21 de Fevereiro – Dia do Imigrante Italiano

21 DE FEVEREIRO – DIA DO IMIGRANTE ITALIANO
ORGULHO DE SER DESCENDENTE DE ITALIANO
Uma homenagem aos imigrantes e descendentes

Eu sei que vivemos varias realidades diferentes mundo a fora, respeito todas as opiniões e sentimentos, mas tenho uma profunda gratidão e um imenso orgulho em ser descendente de italianos.
No passado eles foram taxados de polenteiros, de branquelos, de mortos de fome, mas independente disso os nossos antepassados continuaram a lutar e venceram bravamente com trabalho, suor e lágrimas todas as dificuldades e preconceito.
Muitos morreram pelas mínimas condições da viagem, já outros sem recursos morreram aqui lutando.
Mas aqueles que sobreviveram, os meus, os seus, os nossos antepassados escreveram as mais belas páginas do livro com a história desses verdadeiros guerreiros imigrantes italianos, que dedicaram suas vidas com muito amor para a nossa geração chegar até aqui.
Se a Itália que sonhamos antes do reconhecimento do direito à cidadania não é a Itália da realidade, cabe a nós, portadores desse sangue quente e da alma cheia de ternura respeitá-la, aceitá-la, e amá-la, porque a Itália é a pátria que corre nas nossas veias, e isso independente de termos escolhidos ou não.
E quando vamos buscar esse nosso direito, mesmo que discordarmos das regras, da burocracia e das dificuldades impostas por homens, devemos nos sentir cidadãos repatriados, filhos órfãos de uma mãe viva e amorosa, que esperou de braços abertos e com o coração partido por longos anos esse nosso reencontro.
A distância que os separou, a saudade que eles sentiram, e a dor da separação que eles suportaram, serão eternamente sepultadas pela nossa coragem de reatar os laços quebrados, por aqueles navios à vapor que deixaram a Itália carregados de sonhos,fé e de esperança.

Braz Gardini – brazgardini1@hotmail.com
21/02/2018

Comments are closed